O que é a ANTE?
A ANTE - Articulação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Eventos - é uma rede de coletivos setoriais, regionais e nacionais, sindicatos, lideranças, e de atuantes nas áreas técnicas de eventos da Cultura e da Economia Criativa (pessoas que sobrevivem do seu trabalho nos bastidores, nas coxias, no backstage, na graxa dos eventos), bem como de estudiosos e pesquisadores deste campo. Ela foi criada pelo I Fórum Nacional dos Trabalhadores em Eventos (2022) para dar desdobramentos a uma extensa agenda de reivindicações e sugestões ao Poder Público - a Carta de Brasília - no sentido da regulamentação das profissões e criação de um marco legal para a categoria.
De onde surge o
I Fórum Nacional de Trabalhadores em Eventos
-
O I Fórum Nacional de Trabalhadores em Eventos foi realizado em março de 2022 (no contexto da pandemia de Covid 19) pela Tecnologia Social LABFAZ - Laboratório dos Saberes e Fazeres da Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Turismo do DF, o apoio do Coletivo Backstage Brasília e recursos de emendas parlamentares distritais.
-
O I FNTE deliberou sobre a criação da Articulação de Trabalhadores em Eventos (ANTE) e sobre a sua agenda político-institucional na Carta de Brasília documento assinado, por adesão, pelas entidades representadas naquele fórum.
-
A Carta de Brasília tem como lema “nada sobre nós sem nós” e foi fruto de amplo debate com pessoas de diferentes atividades do backstage, de todas as regiões brasileiras e de distintas realidades econômicas, uma síntese das aspirações da categoria com foco na Regulamentação das profissões da técnica, da graxa.
GRUPOS DE TRABALHO
Organização do trabalho na ANTE
A Carta de Brasília registrou as deliberações do I FNTE e a ANTE assumiu a agenda de desdobramentos internos (articulação, mobilização, intervenções, participação em fóruns), e os desdobramentos institucionais com diferentes frentes de trabalho (Ministério da Cultura, Ministério do Trabalho, Câmara dos Deputados, Senado Federal e outros) e uma diversidade de temas que foram distribuídos em GTs para aprofundamentos, sugestões de estudos, debates, elaboração de propostas, etc.
Dos sete Grupos de Trabalho em funcionamento na ANTE, quatro são referência temática das mesas do II FNTE: GT Regulamentação; GT Pesquisa; GT Formação e GT Sindicato, os demais - GT Comunicação, GT Ética, GT Articulação/Mobilização - atuam para a organização da ANTE.
Participação da ANTE na
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
As Propostas levadas pela ANTE à Conferência Temática dos Trabalhadores e à IV Conferência Nacional de Cultura estiveram entre as mais votadas nas duas plenárias. Além disso, a articulação que fizemos inseriu os técnicos e as Artes Técnicas na maioria das propostas da IV CNC ampliando assim, o acesso aos direitos destes e destas trabalhadoras às políticas culturais existentes e as que vierem a ser criadas.