

O que é a ANTE?
A ANTE - Articulação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Eventos - é uma rede de coletivos setoriais, regionais e nacionais, sindicatos, lideranças, e de atuantes nas áreas técnicas de eventos da Cultura e da Economia Criativa (pessoas que sobrevivem do seu trabalho nos bastidores, nas coxias, no backstage, na graxa dos eventos), bem como de estudiosos e pesquisadores deste campo. Ela foi criada pelo I Fórum Nacional dos Trabalhadores em Eventos (2022) para dar desdobramentos a uma extensa agenda de reivindicações e sugestões ao Poder Público - a Carta de Brasília - no sentido da regulamentação das profissões e criação de um marco legal para a categoria.
​
De onde surge o
I Fórum Nacional de Trabalhadores em Eventos
-
O I Fórum Nacional de Trabalhadores em Eventos foi realizado em março de 2022 (no contexto da pandemia de Covid 19) pela Tecnologia Social LABFAZ - Laboratório dos Saberes e Fazeres da Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Turismo do DF, o apoio do Coletivo Backstage Brasília e recursos de emendas parlamentares distritais.
-
O I FNTE deliberou sobre a criação da Articulação de Trabalhadores em Eventos (ANTE) e sobre a sua agenda político-institucional na Carta de Brasília documento assinado, por adesão, pelas entidades representadas naquele fórum.
-
A Carta de Brasília tem como lema “nada sobre nós sem nós” e foi fruto de amplo debate com pessoas de diferentes atividades do backstage, de todas as regiões brasileiras e de distintas realidades econômicas, uma síntese das aspirações da categoria com foco na Regulamentação das profissões da técnica, da graxa.
GRUPOS DE TRABALHO
Organização do trabalho na ANTE
​
A Carta de Brasília registrou as deliberações do I FNTE e a ANTE assumiu a agenda de desdobramentos internos (articulação, mobilização, intervenções, participação em fóruns), e os desdobramentos institucionais com diferentes frentes de trabalho (Ministério da Cultura, Ministério do Trabalho, Câmara dos Deputados, Senado Federal e outros) e uma diversidade de temas que foram distribuídos em GTs para aprofundamentos, sugestões de estudos, debates, elaboração de propostas, etc.
​
Dos sete Grupos de Trabalho em funcionamento na ANTE, quatro são referência temática das mesas do II FNTE: GT Regulamentação; GT Pesquisa; GT Formação e GT Sindicato, os demais - GT Comunicação, GT Ética, GT Articulação/Mobilização - atuam para a organização da ANTE.
​
​
​
​
​
Participação da ANTE na
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
​
As Propostas levadas pela ANTE à Conferência Temática dos Trabalhadores e à IV Conferência Nacional de Cultura estiveram entre as mais votadas nas duas plenárias. Além disso, a articulação que fizemos inseriu os técnicos e as Artes Técnicas na maioria das propostas da IV CNC ampliando assim, o acesso aos direitos destes e destas trabalhadoras às políticas culturais existentes e as que vierem a ser criadas.