

O II Fórum Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Eventos (II FNTE) ocorreu de 2 a 5 de setembro de 2024, reunindo profissionais do setor cultural, representantes governamentais e especialistas para debater o reconhecimento e a regulamentação das ocupações técnicas da cultura. Organizado pela Articulação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Eventos (ANTE), o evento foi precedido por cinco encontros regionais e sete setoriais, além da aplicação da pesquisa "Mapa da Graxa", em parceria com o Ipea, que ouviu 586 profissionais sobre suas condições de trabalho. As discussões culminaram na atualização da "Carta de Brasília", documento que consolida as principais demandas da categoria, incluindo a criação de um Estatuto da Cultura e a revisão da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) para incluir as funções técnicas da cultura.
ENCONTROS
REGIONAIS
OBJETIVOS
Identificar quem são as trabalhadoras e os trabalhadores da Cultura, quais são as suas ocupações, como são as divisões e nomenclaturas dessas ocupações nos territórios e quais são as suas principais dores.
ENCONTROS
SETORIAIS
OBJETIVOS
1. Identificar as redes e cadeias produtivas, ocupações existentes, ocupações faltantes, novas ocupações, ocupações que não existem mais, as múltiplas ocupações, relações de trabalho.
2. Discussão em 4 eixos:
-
Formação, qualificação e certificação profissional
-
Relações e condições de trabalho
-
Organização e representação sindical
-
Pesquisa
II FNTE
OBJETIVOS
1. Contribuir para a realização do projeto de pesquisa de mapeamento das ocupações da Cultura - o Mapa da Graxa - com vistas a atualização das ocupações na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) - sincronizada com a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) que, por mudanças nas práticas profissionais e nas tecnologias nas últimas décadas, está muito desatualizada.
2. Discutir os processos de reconhecimento e regulamentação das ocupações com vistas a Criação de um Estatuto da Cultura;
3. Discutir os direitos previdenciários e trabalhistas destas e destes profissionais;
4. Discutir a qualificação profissional e o reconhecimento dos saberes adquiridos na prática;
5. Discutir a organização no território e a representação sindical.
I FNTE
SOBRE
O I Fórum Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Eventos (I FNTE) foi realizado em março de 2022, em meio à pandemia de Covid-19, promovido pelo Laboratório dos Saberes e Fazeres da Economia Criativa (LABFAZ) em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal e o Coletivo Backstage Brasília, com apoio de emendas parlamentares distritais. Esse evento inaugural teve como principal objetivo reunir profissionais técnicos da cultura e da economia criativa para discutir as condições de trabalho, reconhecimento profissional e políticas públicas voltadas ao setor.
Durante o fórum, foi deliberada a criação da Articulação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Eventos (ANTE), uma rede composta por coletivos setoriais, sindicatos, lideranças e atuantes nas áreas técnicas de eventos culturais. A ANTE surgiu com a missão de dar continuidade às discussões iniciadas no fórum e de articular ações em prol da regulamentação das profissões e da criação de um marco legal para a categoria .